segunda-feira, 19 de julho de 2010

Texto de Francisco de Assis "Mesmo sem ser percebida, a arte faz parte da nossa vida"

Observe a variedade de tênis e de mochilas entre seus colegas de classe e também as estampas de camisetas que você usa. Por trás de toda essa variedade de modelos está o trabalho de um artista. Em um fábrica de automóves, por exemplo, há departamentos de arte em que artistas estudam como deixar os veículos mais bonitos e atraentes para o consumidor.

A arte também está presente na publicidade. As embalagens, os cartazes, as músicas que ajudam a propagar e vender os produtos são uma combinação entre a arte e o comércio. Num supermercado, por exemplo, observe as cores existentes nas embalagens de biscoitos. Os de chocolate são embalados em caixas ou papéis que têm inscrição e desenhos feitos em tons marrons e os de morango com inscrição trabalhadas em vermelho.

A arte pode ser também uma forma de expressão pessoal e de lazer. Podemos pintar, fazer uma escultura, tocar um instrumento, compor uma música ou participar de um grupo teatral sem que isso estaja vinculado à indústria ou ao comércio.

Em geral respiramos arte por todos os lados e somos muitas vezes involuntariamente artistas. Diante de tudo isso, se você prestar atenção ao seu redor, perceberá o quanto a arte está presente no seu dia-a-dia.

Francisco de Assis

1 comentários:

O Francisco d'Assis É(!) um artista em quem reconheço potencial para ser um novo Portinari! A sua sensibilidade. e a sua autenticidade telúrica, de quem teve nos pés e guarda na alma o pó do seu sertão natal! Falta apenas para que isso aconteça o tempo que amadurece os artistas e com a sua joeira, separa os Portinaris dos outros! Paciência e persistência, d'Assis; o tempo fará o resto. Parabéns pelo texto!

Francisco Charneca
Artista Plástico e aluno de Arquitectura Paisagista na Universidade de Évora - Portugal
Radicado em Cuiabá - e agora emigrante na sua terra natal ;-)

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More