quarta-feira, 9 de março de 2011

Inovação na arquitetura: plante seu próprio prédio

A ideia é meio louca, mas confesso ser bem interessante: a bio-arquitetura.



Em vez de concreto, tijolo e cimento, três jovens arquitetos alemães estão usando árvores para criar estruturas únicas. Calma, não é árvore cortada, mas árvore mesmo, viva, plantada para isso.

A base do trabalho de Ferdinand Ludwig, Oliver Storz e Hannes Schwertfeger é sempre a mesma. Primeiramente, os arquitetos constroem uma estrutura de suporte convencional. Depois, árvores jovens e flexíveis são presas nessa estrutura e modeladas de acordo com o projeto. 




À medida que as árvores crescem, mais peso elas aguentam. Depois de alguns anos, um engenheiro avalia se a estrutura está em condições. Daí, aquela primeira estrutura de suporte pode ser tirada. Nesse ponto, pisos e telhados devem ser totalmente seguros pelas árvores.


Como se vê, não é nada rápido construir um empreendimento desses. E construir casas ou prédios comerciais com essa técnica está fora de questão. Mas os arquitetos já aplicaram a novidade para construir um observatório de aves (foto abaixo), por exemplo. Além disso, devem montar uma construção para receber shows e apresentações culturais no centro de Stuttgart. 





– Na nossa opinião, árvores são materiais high-tech. Nós começamos, mas são elas que continuam o processo de contrução. Na arquitetura, isso é muito arriscado, mas de uma maneira positiva – declarou Ludwig à publicação alemã Der Spiegel. 


Um trio criativo - e visionário.



fonte: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=207422&blog=358&coldir=1&topo=3951.dwt

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More